segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Polo Aquático do Brasil sai da Bahia confiante em medalha na Rio 2016

A Seleção Brasileira de Polo Aquático que vai disputar as Olimpíadas Rio 2016 fez um amistoso preparatório neste domingo (31), contra a Croácia em Salvador. Mesmo derrotada por 7x2, a equipe brasileira mostrou que os ares baianos fizeram bem na reta final da preparação.

Apesar do resultado, o jogo foi bastante equilibrado, sendo decidido no último tempo do jogo. A equipe fez uma boa apresentação e foi bastante festejada pelo público que lotou a Piscina Olímpica da Bahia.

“Este axé dos baianos vai nos ajudar na luta por uma medalha nas Olimpíadas Rio 2016. Este período de treinamento aqui em Salvador foi muito importante e mostrou que a equipe está no caminho certo para brigar pela medalha inédita”, disse o capitão Felipe Perrone que foi o destaque da equipe nacional.

“O grupo está fechado, bem preparado e não vai faltar garra. Enfrentamos hoje um dos melhores times do mundo e mostramos tudo isso durante a partida. Nossa Seleção tem experiência e vai brigar por um pódio nos Jogos do Rio 2016”, completou Felipe, que joga na Espanha e já foi eleito durante duas temporadas o melhor jogador da Europa.

ARMA

O Brasil é dirigido pelo croata Ratko Rudic, de 68 anos, considerado o melhor treinador de polo aquático do mundo. Ele já dirigiu a Iugoslávia, Itália e a Croácia, atual campeã olímpica e será a grande arma brasileira na disputa por um pódio. Rudic levou a Seleção Brasileira à conquista da medalha de bronze na Liga Mundial e prata nos Jogos Pan-Americanos, no ano passado, em Toronto, no Canadá.

O time brasileiro estreia nos Jogos Olímpicos no próximo sábado (6), contra a Austrália. A seguir a equipe enfrenta o Japão (dia 8), Sérvia (dia 10), Grécia (dia 12) e Hungria (dia 14). Os quatro primeiros colocados passam para a fase seguinte e Ratko Rudic está confiante.

“Esse teste contra a Croácia que é a atual campeã olímpica mostrou que temos condições de brigar pela medalha. O resultado foi o menos importante. O grupo do Brasil tem adversários fortes e uma boa estreia contra a Austrália vai motivar todo time e servirá como arrancada nos Jogos. Temos mais uma semana para os últimos ajustes e confesso que estou confiante, observou o treinador”.

A Seleção de Polo Aquático do Brasil está fora dos Jogos Olímpicos há 32 anos e se classificou para os Jogos do Rio como promotora do evento. A Confederação de Desportos Aquáticos investiu R$ 2,5 milhões na preparação e os últimos resultados deixaram todos confiantes.

Além do técnico croata a equipe tem também outros jogadores estrangeiros como o sérvio Slobodan Soro (goleiro) que ganhou bronze em Pequim em 2008 e também em Londres em 2012 pela Espanha; além do cubano Ives Gonzales, o italiano Paulo Salemio, o espanhol Adrià Delgado e o croata Josip Vrlié.

Segundo Ratko Rudic a presença desses estrangeiros garante a experiência necessária que o time precisa para fazer bonito durante a disputa no Rio de Janeiro.

CLIMA

O desafio Brasil e Croácia, realizado na Piscina Olímpica da Bahia, mostrou que o clima olímpico realmente já domina Salvador que vai receber dez partidas do Torneio Olímpico. A festa foi grande e o secretário do Trabalho Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, ficou muito feliz com o sucesso do event
o.

Titular da Setre disse que “o clima olímpico que já domina Salvador e toda Bahia mostra que o Governo do Estado acertou quando lutou para sediar os dez jogos do torneio de futebol e também receber várias seleções para aclimatação antes dos jogos Rio 2016”.

“A Bahia entra de vez para a história olímpica porque além de receber as partidas do torneio de futebol, por aqui passaram equipes do Brasil de Judô, Nado Sincronizado e Polo Aquático; seleções de Cuba de Judô, Halterofilismo e Taekwondo, além da Croácia de Polo Aquático, atual campeã olímpica. Isso mostra que o esforço do Governo para a construção da piscina olímpica e do Centro Pan-Americano de Judô valeu a pena e tem levado o nome da Bahia para fora do país. Mas o grande legado que fica para o povo baiano é a cultura da prática esportiva, muito importante para a saúde física e mental do homem e também na formação da cidadania”, disse Álvaro Gomes.

O campeão mundial de maratona aquática Alan do Carmo, apoiado pelo FazAtleta que estará nos Jogos Rio 2016, assistiu ao desafio Brasil e Croácia e também destacou a importância de um equipamento de porte como a Piscina Olímpica da Bahia. “Esta estrutura mostra que a Bahia está preparada para sediar grandes eventos e espero que esse axé da Bahia realmente ajude a equipe de polo aquático a brigar pelo pódio”.

ESCALAÇÕES

Brasil - Soro, Jonas Crivela, Rudá Franco, Ives Alonso, Paulo Salemi, Bernardo Gomes, Adrian Delgado, Felipe Silva, Bernardo Reis, Gustavo, Joseph e Vinicius Antonele.

Croácia - Josepi Pavio, Damis Burio, Antonio Petkovic, Luka Lonjan, Maro Jorovic, Luka Bukic, Maiko Macan, Andro Buslie, Sandro Sairo, Ivan Krafic, Andrelo Setka, Javier Garreia e Marko Bivac.


Ascom/Setre

Nenhum comentário:

Postar um comentário